Terá lugar no dia 01 de outubro de 2020, às 11h00, no Auditório do Camões, I.P., na Rua Rodrigues Sampaio 113, em Lisboa, a sessão de lançamento de subvenções do Projeto “PROCULTURA” e do Portal “Futuros Criativos”. Estarão presentes o Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, o Embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule e altos funcionários da Fundação Calouste Gulbenkian e da representação da Comissão Europeia em Lisboa.
O projeto da União Europeia PROCULTURA publicou um convite de 7,8 milhões de euros à apresentação de propostas de projeto que tenham por objetivo criar emprego e rendimento sustentáveis nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos PALOP e Timor-Leste.
Pela primeira vez podem candidatar-se a subvenções não reembolsáveis com fundos geridos pelo Camões, I.P. entidades de direito público ou privado que operem no setor cultural, com ou sem fins lucrativos, incluindo empresas, constituídas ou registadas nos PALOP ou em Timor-Leste, em países da União Europeia, do grupo ACP, Brasil, África do Sul ou Austrália, entre outros.
Através desta ação, a União Europeia e os parceiros pretendem contribuir para o reforço da economia criativa e cultural nos PALOP e em Timor-Leste, incentivar a profissionalização e transformação do setor cultural num vetor dinâmico de desenvolvimento, emprego e inclusão, promover e favorecer a empregabilidade das mulheres e dos jovens.
A primeira apresentação pública deste convite será realizada na sede do Camões, I.P., no próximo dia 01 de outubro, para um número limitado de organizações convidadas.
Mais informação disponível aqui: https://www.futuroscriativos.org/
A plataforma FUTUROS CRIATIVOS, fruto de uma parceria entre o Camões, I.P., a ACEP - Associação para a Cooperação entre os Povos e a União Europeia, será apresentada durante a mesma sessão.
Constitui a primeira plataforma web a reunir as principais iniciativas e oportunidades da economia criativa e cultural em todos os países da região PALOP/ Timor-Leste.
PROCULTURA é um projeto do Programa PALOP-TL UE, financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.
Lisboa, 30 de setembro de 2020
Gabinete de Documentação e Comunicação
T: 213 109 100