Lançamento de uma Linha de Apoio Especial à Tradução e Edição (LATE) no âmbito da Temporada Portugal-França 2022

Lisboa, 26 de julho de 2021

No âmbito do programa de atividades da Temporada Portugal-França 2022, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.) e a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) promovem uma Linha de Apoio Especial à Tradução e Edição, no valor de EUR 20.000, destinada a editoras portuguesas e francesas que queiram publicar em língua francesa, e até ao final de 2022, obras de autores portugueses e de autores africanos e timorenses escritas em português.

 Anunciada em julho de 2018 pelo Presidente da República Francesa e pelo Primeiro-Ministro de Portugal, a Temporada Portugal-França, que terá lugar em simultâneo nos dois países entre fevereiro e outubro de 2022, visa, em particular, fomentar o dinamismo e ampliar a abrangência do relacionamento bilateral entre Portugal e França, em torno de prioridades comuns, designadamente a defesa da igualdade de género e dos valores europeus, incluindo a valorização dos jovens, da mobilidade e da partilha do conhecimento, ou o combate às alterações climáticas.

Portugal promoverá a organização conjunta com França de um programa pluridisciplinar, privilegiando o diálogo nas áreas da cultura, da língua, da economia, da ciência e da inovação, entre outras, contribuindo desse modo para consolidar a parceria estratégica entre os dois Estados, nos mais diversos domínios, e, ao mesmo tempo, ampliar a presença de Portugal em França e de França em Portugal.

A Linha especial LATE Temporada Portugal-França 2022 está aberta de 26 de julho a 6 de outubro de 2021, devendo os resultados ser anunciados até ao dia 29 de outubro e os apoios financeiros atribuídos até ao final de 2021. 

As candidaturas deverão ser submetidas para os e-mails  do Camões, I.P.: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e da DGLAB: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é um instituto público tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros que tem por missão propor e executar a política de cooperação portuguesa e a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro.

A Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas é o organismo da administração central do Estado que coordena a execução das políticas nas áreas do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas Públicas. Na área específica do Livro, tem, entre outras competências e atribuições, “a de planear e executar a difusão dos autores portugueses e respetivas obras no estrangeiro”.

 

[Gabinete de Documentação e Comunicação]