Lisboa, 11 de janeiro de 2021
O Projeto FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola, financiado pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P., irá realizar no próximo dia 13 de janeiro de 2020, pelas 10h30 (hora de Lisboa) um Webinar sobre o Convite 4 à apresentação de propostas para cofinanciamento de projetos de organizações da sociedade civil destinados a subvencionar ações que contribuam para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias angolanas da Huíla, Cunene e Namibe.
O Webinar visa apresentar as regras para a submissão de propostas ao Convite 4, dando a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de candidatura, bem como, promover a reflexão sobre questões relacionadas com os desafios e perspetivas de promoção da segurança alimentar e nutrição no sul de Angola. Serão ainda explorados temas como agroecologia e agrofloresta dinamizados por especialistas com o intuito de promover boas práticas.
O Webinar que terá a duração de 1h30, será transmitido em live streaming através da página do Facebook e Youtube, do Camões, I.P. Os participantes poderão colocar questões ao painel e partilhar reflexões através das referidas plataformas.
Através do Convite 4 é disponibilizado o total de 14.655.083,01 de euros, dando a oportunidade a organizações da sociedade civil, de acordo com as suas áreas de atuação, experiência e as necessidades das comunidades junto das quais intervêm, de apresentarem propostas para apoiar a melhoria da segurança alimentar e nutricional. Este é o quarto convite lançado pelo FRESAN, tendo sido já apoiados 9 projetos, no valor de 10.019.917 euros, nas três edições anteriores. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da União Europeia com o Governo de Angola para promover a resiliência de comunidades afetadas pela seca e ameaçadas pelos efeitos das alterações climáticas no sul de Angola.
As organizações interessadas poderão encontrar mais informações e acesso aos procedimentos de candidatura, aqui.
O FRESAN é um projeto financiado pela União Europeia, gerido parcialmente e cofinanciado pelo Camões, I.P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.
Para mais informações por favor contactar: Ricardo Martins - Técnico de Comunicação, Camões, I.P. – Projeto FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola,