A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
Prazo limite de candidatura: prolongamento até dia 10-05-2019
Enquadramento da Função
A Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da gestão e da supervisão das finanças públicas em Timor-Leste (ou PFMO) é uma Ação financiada pela União Europeia no âmbito do Programa Indicativo Nacional de Timor-Leste do 11.º Fundo Europeu para o Desenvolvimento (FED). O PFMO tem duas componentes, sendo que uma delas é cofinanciada e gerida pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Principais Responsabilidades
O/a Gestor/a da Área de Supervisão Orçamental, com a categoria de coordenador-adjunto, será responsável pela preparação, implementação e seguimento das atividades na área de sua responsabilidade e em colaboração com o Parlamento Nacional de Timor-Leste e respetivos beneficiários/as finais e com a Assembleia da República de Portugal, de acordo com os procedimentos em vigor no Camões, I.P.
Reportando ao/à Coordenador/a-Geral, terá como principais responsabilidades:
- Capacitar os/as beneficiários/as finais acima identificados/as por via da tutoria nos respetivos ambientes de trabalho, em linha e em complementaridade com o programa de capacitação do Parlamento Nacional de Timor-Leste;
 - Garantir a boa implementação das atividades na área de sua responsabilidade, em termos de calendário, recursos, eficácia e eficiência;
 - Coordenar a implementação dos diagnósticos de avaliação iniciais, intercalares, final e pós-formação, em articulação com a Assembleia da República de Portugal;
 - Coordenar a elaboração de manuais de procedimentos internos;
 - Elaborar os Termos de Referência/Cadernos de Encargos para as atividades na área de sua responsabilidade e inerentes procedimentos aquisitivos bens e serviços necessários à sua implementação;
 - Articular com a entidade institucional parceira portuguesa (Assembleia da República) tendo em vista a programação das atividades e a mobilização de peritos/as formadores/as;
 - Articular com o Parlamento Nacional de Timor-Leste e respetivos/as beneficiários/as finais – Deputados e técnicos do Parlamento Nacional, em particular das Comissões que tenham a cargo matérias como Assuntos Constitucionais e Finanças Públicas, tendo em vista a programação das atividades, a mobilização de formandos/as e a apropriação de resultados;
 - Apoiar o/a Coordenador/a-Geral na preparação, implementação e seguimento das atividades nos setores de sua responsabilidade;
 - Contribuir para a elaboração de instrumentos que visam favorecer a gestão do conhecimento;
 - Contribuir para a implementação e salvaguarda do cumprimento do plano de visibilidade e comunicação;
 - Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados;
 - Executar todas as tarefas relevantes das suas competências atribuídas pelos Camões, I.P.
 
Requisitos
Seis Obrigatórios:
- Formação superior, na área das Ciências Sociais, Empresariais e/ou Direito;
 - Experiência mínima de cinco anos em áreas relevantes de Supervisão Orçamental e Financeira no âmbito da Assembleia da República Portuguesa ou de outros países;
 - Experiência mínima de três anos em cooperação internacional, dos quais, no mínimo dois anos, no âmbito de projetos de cooperação para o desenvolvimento.
 - Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
 - Fluência da Língua Portuguesa (falada e escrita) e excelentes conhecimentos de Inglês (falado e escrito);
 - Comprovada capacidade de representação institucional;
 
Cinco Preferenciais:
- Competências comprovadas em planificação estratégica e gestão de ciclo de projeto (relevante);
 - Conhecimento das regras contratuais e financeiras que regulam projetos financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento e outros instrumentos da Ação Externa da União Europeia (relevante);
 - Conhecimento das Regras de Contratação Pública Portuguesa (relevante);
 - Curso de Formação de Formadores (relevante);
 - Conhecimentos de tétum (relevante).
 
Competências Mínimas
- Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento;
 - Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal, bem como capacidade de adaptação a contextos complexos de tomada de decisão;
 - Capacidade demonstrada na gestão de conflitos;
 - Capacidade de organização, definição de prioridades e de gestão do tempo;
 - Boa capacidade de análise de problemas e de formulação de estratégias;
 - Orientado/a para a obtenção quotidiana de resultados;
 - Capacidade de automotivação e autoaprendizagem;
 - Capacidade para trabalhar sob pressão e autonomamente;
 - Flexível no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente.
 
LOCAL DE TRABALHO
Díli e deslocações ocasionais aos restantes municípios de Timor-Leste, à região ou à Europa.
Prazo limite de candidatura: prolongamento até dia 10-05-2019
O processo de candidatura deverá ser feito através do registo no site www.cnorey.com (https://www.cnorey.com/pt/areas-actuacao/recrutamento-e-seleccao/)