Perito/a Financeiro/a, Portugal - Projetos RETFOP e GESTDOC

A E-sycare, Lda., em estreita colaboração com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., está a recrutar um/a Agente de Cooperação, na categoria de Perito/a Financeiro/a, no âmbito dos projetos RETFOP - Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional de Angola e GESTDOC – Modernização e Reforço da Cadeia de Identificação e Segurança Documental em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

Prazo limite de candidatura: 15 de dezembro de 2024

Descritivo Funcional:

O/A Perito/a Financeiro/a deverá exercer as suas funções em estreita coordenação com os/as técnicos/as supervisores/as da Divisão de Parcerias Estratégicas (DPE) do Camões I.P., bem como com as respetivas equipas de gestão dos projetos.

O/A Perito/a Financeiro/a ficará afeto/a 63% ao GESTDOC e 37% ao RETFOP, ficando responsável por:

a) No quadro de ambos os projetos:

– Assegurar o acompanhamento quotidiano de questões relacionadas com a gestão financeira do Projeto, nomeadamente através da verificação e análise de instrumentos como o CEO (Controle de Execução Orçamental) e mapas de gestão contabilística por acréscimos;

– Assegurar os procedimentos necessários ao nível da DPE para a execução financeira do projeto, nas diferentes fases do ciclo orçamental da despesa, em articulação com os necessários serviços, parceiros e fornecedores;

– Contribuir para os relatórios financeiros e respetivos mapas de controlo financeiro dos projetos, inserindo mensalmente a informação relativa à execução a partir de Portugal;

– Analisar os relatórios financeiros e os respetivos mapas de controlo financeiro elaborados pela Unidade Conjunta de Implementação do RETFOP, pela Unidade Implementação do Camões do GESTDOC, bem como pelos parceiros de implementação no caso do GESTDOC, reportando as suas conclusões às Gestoras de Projeto e técnico/a supervisor/a;

– Apoiar na gestão do orçamento do Projeto e em eventuais revisões, num quadro de transparência, prestação de contas e princípios de boa gestão de dinheiros públicos;

– Garantir o preenchimento regular de instrumentos de reporte a entidades públicas de fiscalização, como a Matriz do Grau de Acabamento dos Projetos;

– Realizar consultas preliminares ao mercado no quadro de processos aquisitivos;

– Preparar os documentos de suporte técnico para a contratação de verificações de despesas e/ou auditorias;

– Preparar e responder às verificações financeiras/auditorias independentes de que o projeto seja alvo;

– Manter toda a documentação física e digital adstrita aos projetos em perfeitas condições de organização, arquivo e contabilidade;

– Apoiar na gestão dos meios físicos e materiais adstritos aos projetos;

– Contribuir para o cumprimento e monitorização das metas definidas nos indicadores do projeto, de acordo com o sistema de Monitoria e Avaliação com base em Resultados.

b) No quadro do projeto GESTDOC:

– Garantir que o Plano de Contratações e Aquisições do projeto está feito e a ser implementado de acordo com o orçamento e previsão de despesa;

– Elaborar os relatórios financeiros que integram os Relatórios Intercalares submetidos à União Europeia;

– Calcular regularmente as percentagens de execução do projeto (compromissos jurídicos e execução efetiva), fazer previsões e planear necessidades orçamentais no curto e médio prazo, bem como avaliar as condições de pedidos de pagamento à União Europeia.

 

Perito/a Financeiro/a, Portugal - Projeto RETFOP e GESTDOC (consulte os termos de referência aqui)

 

Local de Trabalho: Lisboa, Portugal.

Condições: Contrato de cooperação ao abrigo da Lei nº 13/2004, de 14 de abril, na sua redação atual, enquanto Agente de Cooperação, na categoria de Perito, pelo período de 4 meses.

Data de início: janeiro de 2025

Duração: 4 meses

Se estiver interessado, envie a sua candidatura, juntamente com o seu curriculum vitae e certificado de habilitações paraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 15 de dezembro de 2024.