A Coutinho, Neto & Orey no âmbito da sua atividade de recrutamento encontra-se a desenvolver um processo de seleção para o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.)
Prazo limite de candidatura: 31/03/2021
I - Enquadramento da função
A função de Professor/a de Língua Portuguesa, enquadra-se dentro do Projeto PRO-Português que se centra na área de proficiência linguística, com vista à capacitação do universo de professores em exercício no domínio da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2).
II - Principais Responsabilidades
Reportando, organizacionalmente, ao Coordenador-Geral e ao Camões, I.P. e funcionando de acordo com os procedimentos em vigor do Instituto., o/a Professor/a de Língua Portuguesa, terá como principais responsabilidades:
- Ministrar cursos de formação no âmbito da Língua Portuguesa (Níveis A2, B1 e B2), de acordo com a estratégia e o programa de formação definidos;
- Elaborar a respetiva programação anual/mensal (cronogramas de formação para as atividades a implementar) e proceder à monitorização dos objetivos, atividades e resultados, conforme previsto no Documento de Projeto e respetivo Quadro Lógico;
- Conceber os modelos pedagógicos e elaborar os documentos programáticos e operacionais/planos de formação e de intervenção dirigidos aos formadores e aos diferentes públicos-alvo, de acordo com o previsto no Documento de Projeto;
- Elaborar manuais de formação e/ou outros materiais didático-pedagógicos especializados de suporte a cada curso/atividade, tanto para a modalidade presencial como para o regime b-learning;
- Garantir a qualidade do processo educativo/formativo, ao nível da implementação e afirmação da Língua Portuguesa;
- Apoiar e orientar o processo de planeamento das sessões de formação com os formadores, nomeadamente no que respeita a bibliografia para consulta e materiais didático-pedagógicos;
- Identificar necessidades de formação específicas dos formadores e formandos sob a sua supervisão, dentro do contexto dos objetivos do Projeto;
- Apoiar na conceção dos instrumentos necessários à realização das atividades, ao levantamento de necessidades, à recolha de dados quantitativos e qualitativos do Projeto e outras informações solicitadas, assim como à definição de modelos de acompanhamento, monitorização e avaliação dos indicadores constantes no Quadro Lógico;
- Organizar e apresentar mensalmente pontos de situação/relatórios e cronogramas das atividades pelas quais é responsável, incluindo do grupo de formadores que coordena, de acordo com modelos previamente estabelecidos;
- Garantir e ser responsável pela boa organização dos Dossiês Técnicos e Pedagógicos relativos às atividades por si desenvolvidas, incluindo do grupo de formadores que coordena, para que seja possível a consulta rápida de todo e qualquer documento físico ou digital produzido no âmbito da intervenção;
- Dinamizar atividades de promoção e divulgação da língua portuguesa, dirigidas a diferentes públicos;
- Participar em reuniões institucionais e de natureza técnica convocadas pela Coordenação;
- Participar nos processos reflexivos e troca de experiências/ideias sobre a intervenção, facilitando a disseminação das melhores práticas e lições aprendidas;
- Todas as demais responsabilidades e atividades compatíveis com a natureza e âmbito do cargo e das suas competências.
III - Requisitos
Obrigatórios:
- Licenciatura Pré-Bolonha ou Mestrado Bolonha que confira habilitações profissionais para a docência da disciplina de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, numa das seguintes áreas:
- Ensino de Língua e Cultura Portuguesas (Língua Segunda/Língua Estrangeira);
- Ensino de Línguas Modernas com componente de Língua Portuguesa;
- Linguística Portuguesa.
- Mínimo de 5 anos de experiência comprovada no ensino de Língua Portuguesa em contextos multilingues e multiculturais;
- Fluência oral e escrita em língua portuguesa;
- Excelentes conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Preferenciais
- Experiência de trabalho em formação de adultos (preferencial);
- Experiência de trabalho no setor da educação, preferencialmente na área da formação de formadores/professores;
- Experiência na elaboração e publicação de materiais didáticos para o ensino do Português Língua Não Materna;
- Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento;
- Participação em projetos no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento;
- Bons conhecimentos de Inglês e Francês;
- Conhecimentos de Tétum.
IV - Competências Mínimas:
- Capacidade para trabalhar em contexto internacional e intercultural e em contexto de países em desenvolvimento
- Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal
- Capacidade de organização e de gestão do tempo
- Orientação para os resultados
- Capacidade de automotivação e autoaprendizagem
- Capacidade de trabalho em equipa e de mediação
- Flexibilidade no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente
- Seriedade e ritmo de trabalho forte com postura e comportamento pessoal exemplares, adequados à posição oferecida
- Capacidade para aceitar e cumprir instruções superiores, bem como para partilhar e transmitir conhecimentos a outros colaboradores locais, visando a sua capacitação técnica e profissional com autonomia
- Disponibilidade para residir em Timor-Leste e aprender a cultura local.
V - Horário e local de trabalho:
35 horas semanais, a exercer em Maliana, Município de Bobonaro, ou numa das outras capitais de Município ou Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno, mediante necessidade do Projeto.
V - Prazo limite de candidatura: 31/03/2021
Antes de submeter a sua candidatura deverá consultar os Termos de Referência