Do Presencial ao Online no Ensino de Português como Língua Segunda

Ensinar e aprender línguas a distância está a tornar-se numa prática cada vez mais relevante no contexto educacional. A transição do ensino presencial para o online apresenta desafios e oportunidades únicas para professores de línguas, exigindo uma adaptação não apenas das metodologias de ensino, mas também das estratégias de envolvimento e avaliação.

Com base em estudos recentes e nas melhores práticas do ensino a distância, reconhece-se a necessidade de capacitar os professores para planear aulas dinâmicas, motivar os alunos e promover o sucesso na aprendizagem de línguas, independentemente do formato de ensino. Inovar na educação em tempos de incertezas, de mudanças tecnológicas e pedagógicas é um passo importante para ajudar a construir a educação do futuro.

Este curso foi pensado para que os professores possam desenvolver a prática educativa de maneira eficaz, tanto no ambiente presencial como no virtual, promovendo uma aprendizagem ativa, interativa e significativa. No seu decurso, serão exploradas as principais teorias e práticas relacionadas com o ensino de línguas em diferentes modalidades. Serão abordadas ferramentas digitais, plataformas de ensino e recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem colaborativa e autónoma dos alunos. Além disso, o curso discutirá como adaptar materiais e atividades do presencial para o ambiente online, mantendo o foco no desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever.

Créditos da imagem (gerada através de IA): craiyon.com

Objetivos

Esta formação tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam aos participantes:

  • compreender as principais diferenças e semelhanças entre o ensino de línguas presencial e a distância, identificando os desafios e oportunidades de cada modalidade;
  • desenvolver habilidades para planear e adaptar atividades de ensino de línguas adequadas tanto para o formato presencial como para o ambiente online, mantendo a eficácia pedagógica;
  • dominar o uso de ferramentas digitais e plataformas educacionais que promovam a interação, colaboração e autonomia dos alunos em cursos de línguas a distância;
  • aplicar estratégias de ensino que estimulem o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas (leitura, escrita, fala e escuta), de maneira integrada e adaptada ao contexto online;
  • capacitar os professores para integrar as tecnologias digitais de maneira eficaz e ética no ensino de línguas;
  • criar e utilizar materiais e recursos pedagógicos interativos que favoreçam o envolvimento e a motivação dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem;
  • avaliar o progresso dos alunos de forma eficaz em contextos presenciais e online, utilizando instrumentos e métodos de avaliação que reflitam a aprendizagem contínua e individualizada.adotar, sempre que adequado, uma pedagogia baseada em tarefas no ensino de Português como Língua Não Materna.

Organização e metodologia

O curso é realizado a distância com sessões síncronas (20h) e sessões assíncronas (30h).

Duração

O curso tem uma duração de 50 horas.

Propina

A frequência do curso implica o pagamento de 250 €. No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de cooperação do Camões, I.P., o custo do curso é de 200 €.

Avaliação

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Certificação

Esta ação de formação é uma ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Curso de formação, com o registo nº CCPFC/ACC-133954/25, relevando para a progressão em carreira de professores dos grupos 110, 120, 200, 210 e 220.