Música e Sociedade em Portugal no séc. XX (e séc. XXI)

O curso Música e Sociedade em Portugal no século XX é um curso online, assíncrono, dirigido a todas/os as/os interessadas/os em música, história e sociedade portuguesas do século XX e início do século XXI.

Através deste curso vai ficar a conhecer quais as principais estéticas musicais que emergiram em Portugal, ao longo deste período, os principais marcos e artistas em cada época, as influências sociais e políticas no consumo e nas produções musicais nacionais.

Créditos da imagem: Freepik

Objetivos

No final do curso, pretende-se que seja capaz de:

  • Compreender os contextos de produção e consumos musicais em Portugal do séc. XX e início do século XXI;
  • Articular a produção e os consumos musicais com os contextos histórico, social e político do país no respetivo período;
  • Conhecer os principais artistas e intérpretes das várias correntes estéticas musicais;
  • Desenvolver a capacidade de análise e o espírito crítico sobre a produção e os consumos musicais em Portugal durante o período estudado.

    Organização e metodologia

    O curso está estruturado em 3 módulos:

    • Módulo 1 – A hegemonia dos EUA e a mudança de paradigma
    • Módulo 2 – Músicas: do sistema e de intervenção
    • Módulo 3 – Da instauração da Democracia à atualidade

    Prevê-se que cada participante despenda 2 horas por módulo, privilegiando-se o trabalho autónomo, nomeadamente através:

    • da leitura e da escuta de materiais relacionados com cada um dos módulos que compõem o curso;
    • da execução de tarefas.

    Duração

    O curso tem uma duração de 6 horas.

    Propina

    100 €.

    Avaliação

    A avaliação dos formandos será feita com base no trabalho final, que é facultativo.

    O trabalho final será sobre um tema no âmbito do curso, que a/o formanda/o deverá desenvolver e submeter na plataforma de e-learning.

    Certificação

    Aos participantes que obtiverem classificação positiva no trabalho final será emitido um certificado de ação de formação de curta duração (6h).

    Os participantes que realizarem trabalho final terão direito a certificado de participação, após validação pelo tutor.