Prova A (15-18 anos)
Duração total da Prova: 120 minutos
Partes da prova | Competências | Tipologia de textos | Tipologia de itens | Pontuação |
Parte I Compreensão Oral (30 minutos) |
Compreender e interpretar enunciados orais em registo formal ou informal, incluindo pressupostos e sentidos implÃcitos (material gravado). Identificar temas e assuntos de enunciados de tipologia diversa. Distinguir informação principal de informação pormenorizada Distinguir expressão de opiniões, argumentos e sentimentos |
Conversas (inseridas em situações do quotidiano, nos domÃnios familiar, escolar ou social) |
Itens de V/F Itens de completamento Itens de seleção: Associação Escolha múltipla Grupo I – 6 itens Grupo II – 5 itens Grupo III – 4 itens Grupo IV – 4 itens |
25 pontos |
Parte II (80 minutos) |
Leitura: Compreender e interpretar textos de tipologia diversa, incluindo os seus sentidos implÃcitos, ambiguidades e ironias. Identificar temas e assuntos, concretos ou abstratos Distinguir informação principal e informação secundária. Identificar informação pormenorizada. Compreender expressão de estados emocionais e diferentes pontos de vista. Compreender cadeias lógicas de argumentos. |
Cartas Biografias (excertos) Texto literário de autores portugueses ou de expressão portuguesa (excertos) |
Itens de seleção: Escolha múltipla Associação Itens de ordenação
Grupo I – 6 itens Grupo II – 16 itens Grupo III – 5 itens
|
25 pontos |
Escrita: Produzir textos, com coesão, coerência e propriedade, sobre uma variedade de assuntos concretos ou abstratos, cientÃficos, técnicos e culturais; Recorrer a estruturas frásicas complexas para cumprir diversas funcionalidades discursivas, como expor, argumentar, planear, exprimir estados emocionais, ironias e ambiguidades. Usar um repertório linguÃstico alargado para se exprimir sobre um leque variado de assuntos, incluindo culturais, cientÃficos e técnicos. |
Cartas formais/ cartas de motivação ou apresentação |
|
25 pontos |
|
Parte III (10 minutos cada par de candidatos) |
Interagir com o examinador e com outro candidato sobre assuntos da atualidade ou de natureza cultural e cientÃfica; Produzir estruturas frásicas complexas, interagindo com fluência, correção e adequação à situação comunicativa. |
Entrevista Relato Debate / argumentação |
Itens de produção oral orientada: Entrevista com guião Interação sobre temas concretos ou abstratos
|
25 pontos |