Perguntas frequentes

O que é uma residência artística?

No âmbito deste programa, entende-se por residência artística (no domínio das artes do espetáculo, música e artes visuais) o trabalho criativo preliminar, a realizar em países estrangeiros e conducente à apresentação/realização imediata (ou a breve prazo) de um espetáculo, concerto ou exposição. No caso das residências artísticas no domínio da escrita, as mesmas devem realizar-se tendo em perspetiva a produção de uma obra literária.

Apoio a projeto cultural/obra a apresentar no estrangeiro

O Camões, I.P. apoia a realização de projetos culturais em todos os domínios artísticos através dos planos de atividades submetidos anualmente pela rede diplomática e consular.

Autorização para enviar obras por mala diplomática

Sou pintor e fui convidado a apresentar uma exposição numa galeria no estrangeiro. Solicito ao Camões, IP, autorização para enviar as obras por mala diplomática.

R: A utilização da mala diplomática está sujeita a um pedido de autorização ao Serviço de Expediente do MNE e não é gratuita. Regra geral, o Camões, IP, só suporta os encargos de transporte de material destinado à realização de atividades integradas no programa de ação cultural externa do Camões, IP, através das Redes Diplomática e Consular, de Centros Culturais e de Centros de Língua.

Excecionalmente, uma vez habilitado com informações detalhadas sobre o projeto (c.v artista; lista obras; país e local de realização da exposição; entidade organizadora e outros patrocinadores;), avaliado e confirmado o relevante interesse da iniciativa para a divulgação da cultura portuguesa, o Camões, I, pondera a possibilidade de comparticipar as despesas de transporte de ações extra programação Camões, IP.

Subsídio do Camões, IP, para o pagamento de viagens

Vou realizar um projeto cultural, para o qual conto já com o apoio da Embaixada de Portugal em (...) pelo que gostaria de ter um subsídio do Camões, I.P. para o pagamento das viagens aéreas.

R: Anualmente, a Rede Diplomática e Consular remete ao Camões, I.P. um plano de atividades culturais, cuja aprovação e dotação orçamental compete ao Camões, IP. Assim, e dado que se trataria de uma duplicação de apoios, o Camões, I.P. não subsidia ações que já foram financiadas através do orçamento atribuído às Missões no estrangeiro.

Apoios para espetáculos de dança/teatro/música em Portugal

Pretendo realizar um espetáculo de dança/teatro/música em Portugal. Como posso recorrer ao apoio do Camões, I.P.?

O Camões, I.P. tem como objetivo a promoção e difusão da língua e da cultura portuguesas no estrangeiro, pelo que (regra geral) não apoia iniciativas a realizar em Portugal. Sugerimos, por isso, que entre em contacto com o GEPAC - Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (http://www.gepac.gov.pt/).

Apoio à edição no estrangeiro. Como devo proceder?

R: O Camões, I.P. apoia as editoras estrangeiras para a publicação, no exterior, de obras de autores de língua portuguesa traduzidas para outros idiomas e de obras que versem temas de língua e cultura portuguesas.

Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.