Timor-Leste: Assinatura do Acordo de Parceria do Projeto Consultório da Língua para Jornalistas – Fase II

Publicado em quinta-feira, 10 dezembro 2020 12:10

Decorreu no dia 10 de dezembro de 2020, na Embaixada de Portugal em Díli, a assinatura do Acordo de Parceria entre o Camões, I.P. e o Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social da República Democrática de Timor-Leste para implementação do Projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ) – Fase II.

 

O CLJ, implementado desde 2016 pelo Camões, I.P. e pela Secretaria de Estado para a Comunicação Social (SECOMS), tem como objetivo capacitar os profissionais de comunicação de Timor-Leste em língua portuguesa para a transmissão de informação fidedigna ao público.

A segunda fase terá uma duração de 3 anos, a partir de janeiro de 2021 e até dezembro de 2023 e contará com uma equipa de vários formadores de língua portuguesa e de jornalismo.

Durante este período de implementação, pretende-se não apenas ampliar a presença da língua portuguesa na comunicação social timorense, como melhorar a formação técnica dos jornalistas, indo ao encontro dos objetivos do Centro de Formação Técnica em Comunicação (CEFTEC), que se constitui como o embrião do futuro Instituto de Formação Jornalística.

Para além do cofinanciamento de Portugal, o Projeto contará ainda com uma contribuição financeira quase idêntica por parte de Timor-Leste, cofinanciamento esse que o Ministro dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, Francisco Pereira Jerónimo, considera muito positivo.

31974 2