Cerimónia de encerramento do “Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural nas regiões de Bafatá, Quinara e Tombali”, (ACTIVA-PAIDR) na Guiné-Bissau

Lisboa, 13 de julho de 2021

Realiza-se no dia 14 de julho de 2021, a partir das 17h00 (hora em Portugal /16h00 na Guiné-Bissau), no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, a Cerimónia Oficial de Encerramento do “Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural nas regiões de Bafatá, Quinara e Tombali” (UE-ACTIVA). Este evento é constituído por uma exposição interativa sobre os principais resultados do Projeto, com a oportunidade de ouvir testemunhos reais sobre o trabalho realizado. Haverá, ainda, lugar a degustações e ofertas de alguns produtos do projeto.

A Cerimónia, cujo programa se encontra em anexo, contará com a presença do Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural da Guiné-Bissau, do Embaixador de Portugal em Bissau, do Diretor do Centro Português de Cooperação e da Chefe de Cooperação da Delegação da União Europeia em Bissau, assim como dos principais beneficiários e outros interessados pelo setor do desenvolvimento rural na Guiné-Bissau. Poderá igualmente ser seguida, por streaming, através do canal Youtube do Camões (aqui) ou através da página de Facebook do Projeto (aqui), sem necessidade de inscrição prévia.

O UE-ACTIVA (Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura) é um programa de desenvolvimento rural integrado, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), cujo Eixo 3 – Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural (PAIDR) –, é cofinanciado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O projeto teve um orçamento global de 4,17 milhões de euros e tinha como objetivo contribuir para a melhoria sustentável das condições económicas e sociais das populações rurais da Guiné-Bissau, em particular nas regiões de Bafatá, Quinara e Tombali, assegurando a intensificação sustentável da produção agrícola.

A sua implementação assentou essencialmente em duas componentes: o reforço de competências das associações de agricultores e dos seus associados para melhoria da produção agrícola e gestão de recursos; e a instalação de um Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA), para oferta de ensino e formação profissional orientado para o emprego e autoemprego, capaz de prestar serviços a agricultores e sector privado.

Para mais informações sobre este Projeto, siga a respetiva página do Facebook em:

https://web.facebook.com/programaueactivaintensificacaoagricultura/