Desenvolvimento rural

As intervenções da cooperação portuguesa nesta área têm por objetivo promover a implementação de modelos de desenvolvimento integrado e sustentado, que visem o reforço das instituições e comunidades locais, e o aumento da disponibilidade e acesso a alimentos em quantidade e qualidade às populações mais carenciadas, nomeadamente em meio rural. 

O desenvolvimento rural, associado a estratégias de segurança alimentar e nutricional das populações, dinamiza o aparecimento de sistemas agrários sustentáveis e uma economia local mais eficiente e dinâmica.

Os pilares de intervenção nesta área focam-se nos seguintes pontos:

  • Aumento da produção e produtividade de forma sustentável com o intuito de assegurar o bem-estar das populações e a sua segurança nutricional e melhorar o seu rendimento, designadamente através de novas técnicas e de investimento tecnológico, que promovam um uso eficiente e sustentado dos recursos, em particular o solo arável e da água para irrigação.
  • Promoção do acesso e melhorias no funcionamento dos mercados e comércio rural, considerando os contextos locais e regionais.
  • Melhorias da segurança alimentar e situação nutricional das comunidades locais, com especial enfoque no papel das mulheres e das organizações de produtores.
  • Promover atividades de formação, investigação e desenvolvimento, nomeadamente através da criação e dinamização de redes de parceiros.
  • Aumento da resiliência das comunidades rurais às alterações climáticas e combate à desertificação.
Camões, I.P.
Usamos cookies no nosso site para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização.